Por que moda sustentável?

Quer saber quais são os motivos mais importantes para contribuir no desenvolvimento da moda autoral e responsável? Continue lendo.


1. Trabalho digno

A moda convencional utiliza mão-de-obra em condições de semi-escravidão, trabalhando um número imenso de horas em condições de perigo e exploração para uma maior rentabilidade e um reparte menos justo das riquezas geradas pela indústria.

A moda autoral, no entanto, promove o autoemprego digno, em que a(o) trabalhador(a) tem a capacidade de organizar as suas condições de trabalho e se ajustar as suas necessidades.


2. Ecologia

As empresas da indústria têxtil maximizam a produtividade rejeitando os tecidos que sobram, jogando grande quantidade fora. De igual jeito, o uso de roupas pouco duradouras contribui para que a maior parte das nossas compras acabe no lixo.

Comprando moda autoral você tem a certeza de que os tecidos foram aproveitados ao máximo, e adquire peças duradouras que acompanharão você durante muito tempo. E especificamente, existe a técnica do upcycling permite reutilizar os tecidos de roupas rejeitadas para fazer peças de nova criação.


3. Duração

Na intenção de melhorar a eficiência, as indústrias tradicionais barateiam custos utilizando tecidos de pior qualidade. Aliás, trabalhando a ritmos acelerados, na maioria dos casos, os acabamentos são deficientes, quando não verdadeiramente desastrosos.

Quem faz roupas de jeito autoral, confere os melhores tecidos e acabamentos perfeitos. São roupas feitas para durar e resistir. Aliás, se acontecer algum problema, tem a possibilidade de falar com a pessoa que fez para consertar, coisa certamente impossível nas grandes marcas de moda.


4. Exclusividade

Já aconteceu de ir a um lugar e encontrar alguém vestindo a mesma roupa que a sua?

Bem, isto não acontece com moda autoral. Você pode pedir exatamente essa peça imaginada por você, ou deixar que a autora use da sua experiência para criar roupas novas e únicas. Mas, em qualquer caso, você vestirá uma peça única e irrepetível.


5. Economia Local

A força de trabalho das indústrias modernas está deslocalizada e concentrada nos lugares onde a remuneração pelo trabalho é mais barata. Isto gera um enorme custo ambiental pelo contínuo transporte de toneladas de roupas.

Comprando autoral você contribui a criar empregos de qualidade na sua comunidade e impulsionar a economia local. Aliás, você sempre terá perto de si àquela pessoa que faz as suas roupas e poderá se comunicar fluidamente para o que você precisar.


6. Feito com Amor

A mais importante de todas. As pessoas que trabalham na moda autoral é porque escolhem este caminho por amor à costura e à moda.

A diferença com as grandes empresas anônimas, é que nós somos pessoas com uma história, com um rosto. Nossa motivação não é nos enriquecer, nem simplesmente ganhar um trabalho rotineiro para nos sustentar. Amamos o que fazemos e transferimos esse amor às nossas peças.


Então, o que fazer?

Se quer contribuir a um mundo mais justo e se somar à revolução da moda autoral, pode começar por qualquer um desses pontos:

  • Procure feiras e eventos próximos de você. Pesquise na internet. Há um exército de costureiras e costureiros e estamos por todas as partes!
  • Aprenda a costurar! Sim, pode parecer um desafio, mas qualquer um pode aprender. Mesmo se for só para fazer pequenas coisas como estojos, carteirinhas, ou depois mochilas e outros peças de roupa. É um jeito fantástico de consumir menos e fazer mais. Eu garanto, vestir uma peça feita por você tem um valor muito mais especial. E quem sabe, você pode fazer também para seus amigos e familiares.
  • Procure àquelas pessoas que fazem perto de você. Encomende suas roupas.
  • Se ainda não tem muito claro como começar, fale comigo aqui.

Aulas de Costura


Aprenda a fazer e reparar as suas roupas

Faço as suas roupas


Vista moda sob medida feita com muito amor


Fale comigo


Copyright 2020. Amélie Franz: Costurando ideias desde 2007 – Todos os direitos reservados.