Você sabe há quanto tempo existe a costura? Cem anos? mil? Desde o tempo dos egípcios? Afinal, quando?
Houve então um dos maiores avanços tecnológicos da história, comparável em importância à invenção da roda e a descoberta do fogo: a invenção da agulha de mão.
James Laver
Trago este trecho do autor James Laver, do livro A Roupa e a Moda: uma história concisa que compara a invenção da agulha e da costura à descoberta do fogo e invenção da roda, e alinhavo pra questão que mais gosto de trazer por aqui: a valorização de quem faz nossas roupas.
As agulhas feitas de ossos de marfim de mamute, de ossos de rena ou de presas de leão-marinho, foram encontradas em cavernas paleolíticas, onde foram depositadas há mais de 40 mil anos, em que tornou possível costurar pedaços de pele de animais para amoldá-los ao corpo.
A costura existe há milhares de anos, e ao longo do tempo foi se aperfeiçoando em tipos de materiais de agulhas e depois com as máquinas e pensa só que todas as nossas roupas são costuradas por alguém. Já parou pra refletir em quem faz? Como essa pessoa é? Quantos anos tem? Onde e como vive? Em que condições trabalha?
Precisamos, a todo o momento, refletirmos sobre isso, gerando mais consciência de compra e exigindo mais transparência das empresas de moda. Por uma moda mais digna e justa pra todos: é a verdadeira revolução da moda.