Quem não gosta de maratonar uma série, né? Eu adoro, mas confesso que raramente tenho tempo pra isso. Seguidamente minhas alunas me pedem indicações, então pesquisei um pouco pela internet e selecionei algumas dicas aqui, que servem para tempos pandêmicos, como também é bom ter uma listinha pra salvar e ver depois.
Nem todos da lista tem exatamente a ver com costura, mas de algum modo trazem pano pra manga pra observar o figurino, e outras temáticas que costuram com a moda.
Ó, ainda não vi todos, e na verdade, fiz essa lista pensando nas coisas que quero ver, por isso, se você tiver mais dicas e opiniões, vamos conversar. Comenta aqui se já viu alguma, o que achou? Tem alguma que quer muito ver? A ideia é ir atualizando essa lista, tá? 😘

Atelier
Série japonesa de 2015 que conta a história da Mayuko, uma jovem recém-formada que vai para a capital para trabalhar com moda. Seu novo emprego é na Emotion, uma marca de lingerie da alta costura, totalmente artesanal, que tem como chefe toda poderosa, Sra. Nanjo, com quem desenrolará muitas histórias interessantes. A série inteira é pra quem ama moda e costura, pois o tempo todo mostra detalhes de produção, o convívio com as diferentes funções de cada um na marca, e ainda traz questões pertinentes sobre fast fashion, artesanal, enfim, uma série maravilhosa pra quem ama esse universo. Eu amei.

Anne with an E
Esta é outra série que vi inteira e fiquei apaixonada! Tem 3 temporadas, é canadense baseada no livro de 1908, Anne de Green Gables, e é um deleite com tantas imagens lindas e tantos temas sociais abordados. Anne é uma menina orfã muito falante e virtuosa que é adotada por engano por um casal de irmãos solteiros. Não tem muito a ver com costura, exceto alguns episódios lindos que mostram a máquina de costura e o desejo de Anne por um vestido de mangas bufantes. Vale também por observar as vestimentas da época.

Tempo entre as costuras
Esta série espanhola é outra inspirada em livro, de Maria Dueñas, e conta a história de Sira Quiroga, uma jovem costureira que sai de Madri pouco antes do golpe de estado de 1936, e vai para o Marrocos, onde abre um ateliê. O livro eu já li e é ótimo, mas a série, estava assistindo aos primeiros episódios quando a Netflix tirou do ar.

Next in Fashion
Ainda não vi, mas sei que é um reality de moda que revela o próximo grande estilista desse universo fashion. A primeira temporada tem 10 episódios, e são 18 participantes que concorrem a um prêmio de 250 mil dólares. A cada episódio, dois integrantes são eliminados, de acordo com provas que demandam a criação de roupas em um curto espaço de tempo, e talvez vale a pena assistir, nem que seja só pra ver os processos de criação e costura. [Voltarei aqui depois de assistir pra dar a minha opinião].

Entre Irmãs
Produção brasileira inspirada no livro A costureira e o cangaceiro, de Frances de Pontes Peeble, que era um filme de 2017 e virou minissérie de 4 capítulos, disponível no Globoplay. Conta a história das irmãs Luzia e Emília que vivem na pequena Taguaritinga do Norte, na Pernambuco de 1920 e 30. As duas são criadas pela tia Sofia, que lhes ensina o ofício de costureira. Quando o cangaceiro Carcará cruza o caminho delas, suas vidas tomam rumos diferentes. O figurino é impecável à época e a abertura da série é lindíssima. Gostei demais!