Costura, Dicas, Filmes, reflexões

Dar pano pra manga: absorvendo os fluxos, de informações ao ciclo menstrual

Há quem ama e quem odeia a internet, sendo universo de tanta informação, como desinformação, procrastinação e alienação, mas é indiscutível que o bom uso dela traz coisas tão boas, onde uma linha vai puxando a outra, como o nome desta seção e o ditado diz: “dá muito pano pra manga!”

Perambulando pela internet, encontro uma maravilhosa página colaborativa feita de e para mulheres, a Nós – repara o nome, a costura vai sempre permeando meu caminho, né não? 😂 – onde encontro num só lugar 3 das coisas que tanto gosto e me interesso: sustentabilidade, cultura e feminismo.

E da Nós (@nos.movemos), a maravilhosa sugestão de um documentário curta-metragem chamado “Absorvendo o Tabu”. Disponível na Plataforma Netflix, com duração de 26 minutos.

O documentário de 2018, ganhador do Oscar, aborda o tabu da menstruação entre meninas, mulheres e homens, e as mudanças ocorridas após a chegada de um maquinário de produção de absorventes de baixo custo que faz muitas mulheres tornarem-se independentes financeiramente. Tudo isso numa India rural, em que ao mesmo tempo que vemos tanta beleza na pele, traços, cores lindas em suas véus e vestimentas, também vemos tanta pobreza, descaso e desinformação.

Por muito tempo, também vivi o estigma da menstruação enquanto pequena e adolescente. Minha menarca foi aos 10 anos, a poucos dias do réveillon, na praia, onde justo usaria branco – logo eu, que era revoltada com cores claras 😂. Após este evento, passei anos odiando menstruar, e sempre com medo e vergonha de que pudesse manchar minhas roupas. Aquela frase: “amiga, vê pra mim se passou?” – pedindo pra ver se seu bumbum não estava sujo de sangue era um clássico todo mês. Sem contar a privação do sexo, que eu mesma impunha. Foi somente perto dos 30 anos que tomei consciência do meu ciclo menstrual, abandonei a minha cartela de pílulas anticoncepcionais e hoje aceito naturalmente minhas dores, cores e todos os sentimentos advindos desse ciclo que dura em média 25 dias.

Por isso que falar abertamente sobre menstruação e entender os (e seus) ciclos torna-se tão primordial e este documentário pode ser um ótimo passo como abordagem em sala de aula ou na sala de estar, com alunos, amigos e família. Devemos trazer o assunto principalmente entre os homens e meninos para quebrarmos esses tabus.

Falando nisso, pensando na sustentabilidade, também é importante abordarmos o quanto de lixo se produz com a invenção de absorventes descartáveis e repensar o uso destes por ecoabsorventes e coletores menstruais. Felizmente, houve uma explosão de marcas autorais que investiram nesse nicho e achei maravilhoso! Porém, ainda noto que muitas mulheres ainda têm dificuldades de encarar seus fluxos, por acharem nojento o sangue menstrual e isso vai de encontro ao autoconhecimento.

Por isso trouxe aqui uma imagem dos meus processos de costura de um dos absorventes de pano que fiz e quem sabe futuramente rola um tutorial também? Durante meus ciclos tenho adotado o coletor menstrual e os absorventes de pano com bastante satisfação e hoje existem uma série de marcas tão queridas que produzem um mais lindo que o outro. Desde então, não gasto nenhum centavo a mais com absorventes descartáveis, tenho uma coleção de algumas marcas autorais e outras que ainda quero adquirir, e contribuo para girar a economia local, feita por mulheres. Logo abaixo, ficam as sugestões:

Lua Em Flor (@luaemflorr)

Transcender Natural (@transcendernatural)

Espaço Gaia (@gaia.espaco)

E você, tem mais alguma sugestão de livro, filme, documentário ou empreendedora e marca autoral que faz absorventes ecológicos? Escreve aqui embaixo e sinta-se bem à vontade para falarmos sobre os assuntos discutidos aqui, contar sobre os teus ciclos, como você encara, mudanças, etc.

Um carinhoso abraço.
Carol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.