Tutorial

Tutorial Bolso Embutido

Aprenda a costurar um bolso embutido nesse passo a passo, mas antes anote os materiais necessários para fazer o molde e o teste:

  • Tesoura para papel e tesoura para tecido (Use tesoura pra tecidos, apenas para cortar tecidos, pois o fio dela estraga rápido com o tempo se usada com outras coisas)
  • Lápis, papel
  • Régua
  • Fita métrica
  • Tecidos
  • Alfinetes
  • Ferro de passar roupa
  • Linha e máquina de costura
O molde é um retângulo de 24cm x 18cm. Da linha horizontal desça 2cm e da linha vertical entre também 2 cm para formarmos o retângulo da abertura do bolso.

Este retângulo de abertura do bolso terá as medidas de 14cm x 2cm. Recorte-o e coloque as informações do molde conforme a imagem acima, informando a dobra e o fio do tecido.
Corte o tecido do forro do bolso, e faça o gabarito da abertura conforme a imagem.
O tecido amarelo é o tecido direito que vou usar para demonstrar o bolso, geralmente é onde está a peça de corte de um casaco, bolsa ou calça. Se quiser fazer para demonstrar, corte um retângulo maior que o bolso (tecido amarelo), como mostra a imagem.
Junte o tecido direito com o forro, colocando direito com direito do tecido com a marcação da abertura do bolso do lado avesso, conforme a imagem.
Costure este retângulo da abertura do bolso.
Faça uma marcação desta abertura com o lápis ou giz, conforme a imagem.
Corte esta marcação com a tesoura de tecido. Dobre assim para cortar no meio.
O corte deve ficar exatamente assim, cuidando para não cortar a linha de costura.
Agora desvire o bolso.
Momento de desvirar o bolso
E com o ferro de passar, vinque o bolso trazendo o vivo do tecido, cerca de 2cm, conforme mostra a imagem.
Costure somente esta parte para fixar o vivo, conforme mostra a imagem com a linha preta.
Detalhe da costura. Aqui eu demonstro com linha preta, mas o ideal é colocar a mesma linha do tecido, ok?
Faça uma costura bem rente nesta parte, conforme a imagem acima para fixar o bolso.
Neste vídeo, explico melhor onde costurar.
Depois, é só fecharmos o forro do bolso, unindo as duas pontas e costurando nas laterais e no topo.
Costure nas laterais deste jeito, conforme a imagem. Apenas no tecido do forro.
O bolso fica todo costurado assim deste jeito.
Se quiser, faça os acabamentos para não desfiar o tecido com overloque ou ziguezague.
E está pronto!

Gostou deste tutorial? Ficou com alguma dúvida? Me escreva.
Comente aqui abaixo o que você achou e me siga nas redes sociais para mais tutoriais, vídeos e informações:

Um super beijo,

Carol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.