Tutorial

Filtro de café de tecido

Quem adora um café? E nada como um café de filtro, passado na hora! Aprenda neste tutorial a fazer um filtro de café de pano, reutilizável, gerando mais economia e menos lixo na sua casa.

Primeiro vamos à modelagem: Pegue lápis, uma folha A4, esquadro e régua curva (ou algo que seja curvado). Inicie fazendo um retângulo de 16 x 11 centímetros. Na linha do comprimento, nos dois lados superiores desça 1,5cm e na linha da largura nos dois lados inferiores entre 5 cm em cada lado. Depois é só ligar estes pontos com régua, sendo na parte superior uma linha curvada. Veja abaixo a imagem do desenho para melhor compreensão do molde.

Agora é a hora de riscar e cortar o tecido: escolha apenas tecido liso e de fibra natural 100% algodão, pois outros tecidos sintéticos e com estampas podem ser tóxicos. Eu utilizei o algodão cru (lavado).

Separe os materiais para costura:

  • Linhas
  • Tecido liso 100% algodão
  • Viés liso 100% algodão
  • Tesoura
  • Giz de alfaiate ou lápis 6B para riscar o tecido
  • Alfinetes
  • Máquina de costura
Risque o molde no tecido na dobra.
Corte com uma tesoura de tecido bem afiada.
Tecido já cortado com o viés escolhido.
Com o filtro aberto, costure toda esta borda com o viés.
Depois dobre o filtro e costure o viés deste modo deixando uma ponta a mais de cerca de 9cm.
Faça esta dobrinha no viés para acabamento da alcinha do filtro.
Dica: Utilize um ponto zigue-zague de largura 2 e comprimento do ponto 1 para fazer o travete conforme a imagem.
E pronto!

Dicas:

  • Lave apenas com água, pois o uso de amaciante e lava roupas altera o gosto do café
  • Aproveite para reutilizar a borra do café para adubar as plantinhas.

Esta é uma peça bem fácil de fazer pra casa e até presentear alguém. Pra quem já é meu aluno ou aluna, ou tem uma certa experiência, em menos de 30 minutos você faz tudo, desde a modelagem até o corte e a costura.

Gostou? Se fizer o seu, comenta aqui e marca a @costurandomundo pra saber se foi útil. Beijos e bom cafézinho pra vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.